Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Como Deve Ser o Jantar das Crianças


Devido a proximidade do sono e gasto energético inferior em relação ao dia, o jantar deve ser uma refeição proporcionalmente menor que o almoço, porém deve apresentar boa variedade de nutrientes para complementar o dia alimentar da criança.
Esta refeição é uma oportunidade da criança sentar-se à mesa com os pais, desfrutar e desenvolver laços familiares, além de solidificar os conceitos nutricionais. E para tais situações, aí vão algumas dicas práticas, saborosas, nutritivas e rápidas:

Macarrão
Por ser um prato muito apreciado pela maioria das crianças, o macarrão pode ser uma boa opção para uma refeição gostosa e equilibrada. As versões na manteiga, alho e óleo ou ao sugo devem, preferencialmente, acompanhar uma proteína, como um bifinho de carne ou de frango. Já a versões à bolonhesa ou recheada com queijo ou carnes em geral, podem ser servidas como prato único. 
Pode-se complementar as vitaminas e minerais adicionando aos pratos alimentos como brócolis e legumes (exemplo: macarrão com brócolis, yakissoba, panqueca de queijo com espinafre, etc.).


SOPAS
As sopas podem satisfazer as necessidades nutricionais e ainda constituir uma deliciosa refeição. Uma sopa com dois tipos de legumes, adicionada de carne moída ou frango desfiado e macarrão, apresenta ótima harmonia nutricional e são de agrado da maioria das crianças.

SANDUÍCHES NUTRITIVOS
O maior inconveniente dos sanduíches consumidos habitualmente é o alto teor de gorduras presentes na maionese e em alguns tipos de queijo. Se esse for preparado em casa, pode ser adequado e apresentar uma composição mais leve e nutritiva. Uma boa opção são os tradicionais tostex, recheados com queijo, peito de peru, presunto magro e requeijão, servido com uma salada que chame a atenção da criança: tomate cereja, alface americana, cenoura baby, palmito, crotouns e um molho gostoso. Os hambúrgueres grelhados, tanto de carne como de frango e peru, também são ótimas opções.

OMELETES
As tradicionais omeletes de batatas constituem um prato equilibrado e gostoso. Com alguns ovos, salsa e cebolinha, tomates e batata cozida, fritos em pouco óleo, é possível preparar um omelete delicioso, que servido com torradas e suco de frutas, constitui um ótimo jantar para as crianças.
Lembramos que uma alimentação saudável é aquela que com variedade atende as necessidades nutricionais para o bom desenvolvimento. Em situações especiais, um preparo rápido como os citados acima, com proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, resolvem a necessidade do momento.

Matéria elaborada pela Equipe RGNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário